domingo, 22 de maio de 2011

O MANTO SAGRADO!


O uniforme do Flamengo passou por algumas modificações desde a fundação do clube até os dias de hoje.

A primeira delas ocorreu ainda na época em que apenas o remo era praticando: Inicialmente com as cores azul e ouro, foi logo substituído pelo vermelho e preto, devido à dificuldade de se conseguir tecido nas cores iniciais – importadas da Inglaterra – aliada à facilidade em desbotar com o sol e a salinidade da água do mar.

Com o surgimento do futebol em 1912, cada seção do clube possuía seu uniforme, por exigência clara dos atletas do Remo que ainda tinham certa resistência a pratica do futebol. Portanto, o uniforme oficial – o tradicional vermelho e preto em listras horizontais – era utilizado pelos atletas do remo e o futebol utilizou o uniforme que ficou conhecido como “papagaio de vintém”. Com quatro quadrados grandes e alternados (dois pretos e dois vermelhos), lembravam bastante as pipas vendidas nos bazares àquela época. Esse uniforme foi utilizado desde a estreia, na vitória do Flamengo sobre o Mangueira por 16 x 2, até a vitória contra o América, em 15 de novembro de 1913, por 1x0. A “Papagaio de Vintém” foi relançada em 1995 para homenagear o centenário do clube, porém foi utilizada somente utilizadas em alguns amistosos.

A partir do final de 1913, o futebol do Flamengo passou a utilizar um novo uniforme: camisa listrada, nas cores preto e vermelho, com frisos brancos entre as listras. Foi apelidada de “Cobra Coral”, por lembrar o animal de peçonha. Por questão de conveniência, no entanto, acabou sendo necessário substituí-la. Àquela época, o mundo sofria com sua primeira guerra mundial e as cores da camisa eram iguais às da Alemanha, adversária no confronto. Então, em 28 de maio de 1916, a “Cobra Coral” teve seu epitáfio, na derrota para o Bangu por 3x2.

Em 1916, finalmente, os atletas do remo autorizam a utilização do uniforme oficial do clube. Passaria a ter listras horizontais alternadas, sempre em vermelho e preto, além das letras CRF, abreviação de Clube de Regatas do Flamengo, no alto, no coração. O primeiro modelo da camisa rubro-negra foi criado em 4 de junho de 1916 e durou até 1º de abril de 1984. Ao logo de todo aquele período, as variações foram a espessura das listras e a inclusão das três estrelas verticais ao lado do CRF, adotadas no segundo semestre de 1980, em referência aos três tricampeonatos estaduais (42-43-44/53-54-55/78-79-79e) até então conquistados pelo clube.

Em 1984, mais precisamente no dia 8 de abril, na partida em que o Flamengo venceu o América por 3x0, o clube inicia uma nova era. Não apenas em seus uniformes, mas também no futebol brasileiro: a utilização do patrocínio, algo até então inédito no Brasil. O Flamengo foi o primeiro clube do país a possuir um patrocinador. A empresa Petrobras passou a estampar no uniforme a marca de seu óleo LUBRAX, da subsidiária BR Distribuidora. Alguns detalhes mudam até 1999, como o acréscimo do nome Petrobras nas costas, na altura do ombro. Porém, o layout é basicamente o mesmo.

Novas alterações são vistas no uniforme rubro negro a partir de 2000. A principal foi a retirada das letras CRF. Em seu lugar entra o escudo do clube (esportes terrestres) e as estrelas passam da posição vertical para horizontal, logo acima do escudo. Em 2001, após o quarto tricampeonato estadual, é acrescentada mais uma estrela. Além desta surge mais uma estrela amarela em referência ao mundial de 1981. A partida Flamengo 0x0 Corinthians, em 29 de setembro de 2004, marca o retorno das letras CRF, desta vez com apenas uma estrela – a amarela, referente ao Mundial de 1981, acima da sigla.

Outra camisa utilizada ao longo dos anos é a branca, considerada o segundo uniforme. Ela foi instituída em 1938, atendendo a uma sugestão do técnico Dori Krueschner, para ser utilizada em jogos noturnos e, ainda, para diferenciar visualmente os jogadores dos adversários cujo uniforme também fosse rubro-negro. Por três períodos, o segundo uniforme é uma camisa branca com uma faixa horizontal preta e vermelha, bem no meio, e o escudo do clube ao centro da faixa. Foi assim entre 1938 e 1979 e de 1993 até o primeiro semestre de 2007. Com a entrada do novo fornecedor de material esportivo, a Olympikus, em julho de 2009, esse modelo foi resgatado. Nos demais períodos, particulamente entre 1980 a 1993 e, ainda, entre o segundo semestre de 2007 até o primeiro semestre de 2009, o segundo uniforme foi uma camisa toda branca, com detalhes nos braços e ombros vermelho e preto com as letras CRF na altura do coração. Com esse modelo, o Flamengo conquistou seu maior título, o de campeão mundial interclubes em 1981.

Em alguns momentos de sua história o clube optou ainda pela utilização de um terceiro uniforme. Entre 1999 e 2000, o modelo utilizado era todo preto com detalhes em vermelho nas laterais e ombros, com as letras CRF ao centro da camisa. Posteriormente entre 2000 e 2001, um modelo todo vermelho com frisos pretos nas laterais e ombros, com o escudo do clube do lado esquerdo. Aquela camisa possuía no braço direito um selo comemorativo dos 105 anos de fundação do clube. Foi usada no torneio Rio-São Paulo de 2000. O modelo, no entanto, não trouxe muita sorte ao Flamengo, que sofreu quatro derrotas em quatro jogos. Foi utilizada pela última vez no jogo Flamengo 0x0 Vasco em 13/05/2001. Uma última utilização de terceiro uniforme ocorreu em 2008, durante o campeonato carioca, no empate sem gols diante do Madureira (RJ). A camisa contava com duas metades, uma vermelha e outra preta horizontalmente, com o escudo do remo e detalhes em dourado.

Um uniforme que não chegou a ser utilizado merece menção: azul escuro com listras pretas, vermelhas e amarelas em referência as quatro cores que o clube já possuiu (azul e amarelo como cores iniciais, e vermelho e preto como cores atuais) e o escudo do clube, à esquerda e no alto. Criada para uso em amistosos no ano do centenário (1995), a camisa não obteve aprovação por parte do conselho deliberativo do clube. Não foi utilizada em nenhum jogo oficial.

FONTE: SITE DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO (Por Hermínio Correa)
http://www.flamengo.com.br/site/conteudo/detalhe/40 http://img35.imageshack.us/i/sigametwitter2.jpg/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:

- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de divulgar o seu comentário e seu link ficará gravado.
- Os comentários não refletem os ideais do Autor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...